A Consultoria em Gestão de Corporate Real Estate definiu um modelo de gestão para gerenciar quatro empreendimentos situados em São Paulo e quatro no Rio de Janeiro, que somam 95 mil m², modelou e conduziu o processo para contratação da nova administradora.
A ARO empresa de consultoria em Gestão de Corporate Real Estate, atuou na modelagem da concorrência e condução do processo de contratação de uma nova gerenciadora para oito edifícios da Alianza, gestora de recursos focada em investimentos imobiliários, e do Cerberus, um dos maiores bancos privados dos Estados Unidos. Quatro dos prédios estão situados em São Paulo e os outros estão no Rio de Janeiro, o que soma um patrimônio de 95 mil m². Atendendo os requisitos de um modelo de gestão de performance, definido pela ARO a empresa escolhida para a administração dos prédios e serviços de facilities foi a Newmark Knight Frank.
“A ARO foi selecionada pela Alianza no final de 2019, com o objetivo de implementar um modelo de gestão de performance para os seus edifícios. Neste modelo, apresentamos requisitos e indicadores para gerenciar os diversos serviços que compõem as atividades de Property Management. Com este modelo estabelecido, tivemos a oportunidade de orientar um processo de concorrência diferente do tradicionalmente estabelecido neste mercado. A vencedora foi a Newmark Knight Frank, que demonstrou todas as qualificações para assumir o portfólio da Alianza e Cerberus” – disse Luciano Brunherotto, sócio fundador da ARO.
Para sua aprovação, a Newmark passou por três fases concorrendo com mais oito empresas. A primeira fase avaliou informações preliminares sob critérios estabelecidos no modelo definido pela ARO para o processo. A segunda fase analisou as propostas técnico-comerciais e principalmente a capacidade de atendimento dos requisitos definidos na modelagem da gestão. A terceira e última fase ponderou, de forma aprofundada estes requisitos, passando por apresentações das três empresas melhor classificadas.
Na sequência do processo, a ARO foi novamente contratada, agora para a condução do Phase In / Phase Out do qual é parte relevante a transição entre a Newmark e a antiga administradora de imóveis que era do mesmo grupo empresarial da até então proprietária desta carteira de imóveis. “Este é o momento de alinhar todas as informações e requisitos necessários para a nova administração assumir.” – afirma Luciano Brunherotto.
Para a ARO a experiência abriu portas para um novo mercado, revelando-se um modelo inovador para esse segmento no Brasil. “O modelo de gestão que implementamos será praticado pela Newmark e se baseia em performance, que poderá ser mensurada de forma eficiente pelos poucos e claros indicadores (KPI) e acordos de níveis de serviço (SLA), especialmente diferenciados para atender a gestão dos edifícios da Alianza. Estes indicadores permitem uma avaliação plena do andamento e desempenho das operações, direcionamento dado pela Alianza visando a valorização dos imóveis adquiridos. ”
A ARO tem 4 anos de experiência na aplicação do modelo de avaliação por performance, em empresas nacionais e multinacionais, com alta complexidade de gestão. Em todos os casos, ela se dá através de poucos e bem detalhados indicadores e têm demonstrado grande eficiência. “Estamos muito entusiasmados com esta entrada no mercado de Real Estate e vislumbramos o sucesso também neste horizonte” comenta Brunherotto.