Como aplicações IoT podem incrementar as operações empresariais

Em uma sociedade conectada e participativa em rede, dar voz às aplicações IoT pode promover mais fluidez nas operações empresariais e facilitar os processos e análises de forma mais produtiva e intuitiva.

Por que usar uma tecnologia acessível focada na Experiência do Usuário (User Experience – UX)?

Reconhecer a tecnologia da informação como necessidade, é básico e falar sobre isso pode até parecer clichê. No entanto, é importante salientar que precisamos compreender o momento que estamos vivendo, especialmente a adesão das diversas gerações às novas tecnologias. Segundo pesquisa da FGV, existem 220 milhões de celulares ativos contra 207,6 milhões de habitantes no Brasil. Dos aparelhos utilizados por brasileiros na internet, 70% são smartphones. Isso indica preferência por conectividade ao alcance das mãos que acessam, com frequência, conteúdos digitais, especialmente Social Medias.

Por que UX é tão importante para os Gestores de Corporate Real Estate?

Muitas empresas, Indústrias, Empreendimentos Imobiliários Corporativos ainda utilizam-se de plataformas tecnológicas que não consideram a experiência de usuário. Frequentemente seus colaboradores têm dificuldade para dominar os sistemas corporativos.

Em relação aos Espaços de Trabalho, temos um desafio adicional para gerar experiências excepcionais aos usuários, dado que as diversas gerações (baby boomers, geração X, Y, Z e millennials) estão convivendo nos mesmos ambientes, porém com necessidades, desejos e habilidades no uso da tecnologia bastante heterogêneas. Isso demanda dos gestores de Facilities inovação na arquitetura, ambiência e serviços de suporte, sempre com o objetivo de aumentar a produtividade dos colaboradores.

Claro que uma gestão corporativa de espaços requer sistemas seguros, criptografados, que atendam requisitos ou exigências que permitem a integração e fluidez das operações. Aplicar soluções de UX bem definidas pode realmente atender essas necessidades empresariais através de processos e soluções integradas, mais fluidas e muito mais ágeis. As aplicações devem ter design intuitivo, ser de fácil compreensão e promover ações de forma muito simples. Em muitos edifícios, por exemplo, a automação que libera o acesso seguro de pessoas aos ambientes já é feita por Apps instalados em smartphones.

A escolha por uma plataforma que integre as operações em um conceito UX realmente pode estabelecer uma usabilidade mais atraente, gerando com isso maior produtividade dos colaboradores e performance superior das organizações.

User Experience: Soluções Smart Facilities para Ambientes Seguros

O novo normal pós COVID-19 traz desafios adicionais e acelera a necessidade das companhias na implementação de soluções que garantam além da qualidade do ambiente construído, a segurança das pessoas através de espaços de trabalho mais limpos. As soluções Smart Facilities da ARO estão bastante alinhadas com o conceito deste novo normal e acreditamos que isto pode ser feito através de algumas aplicações que promovem 1) Controle de Infecção; 2) Limpeza Preditiva; 3) Gestão de Ocupação e 4) Gestão de Ativos.

Artigos relacionados

Uma nova visão sobre as relações entre Pessoas, Ambientes e Processos
Compatibilização de Projetos, Métodos e Tecnologias para Edificações de Alta Performance
Consultoria “mão na massa” traz Resultados Excepcionais na Gestão de Edifícios, Ativos e Facilities
Construção Civil e Desenvolvimento Sustentável para o Pós-Pandemia
O conceito de Design Thinking aplicado na Estratégia de Gestão dos Espaços de Trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *